Dia Mundial do Folclore - Américo e Thaimi



Hoje, é comemorado o Dia Mundial do Folclore.


No Brasil, essa data foi criada através de um decreto federal em 1965, que instituiu o dia 22 de Agosto como sendo o Dia do Folclore. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação". O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um País, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Através do folclore o homem expressa as suas fantasias, os seus medos, os melhores e piores desejos, de justiça e de vingança, às vezes apenas como forma de escapar àquilo que ele não consegue explicar. As histórias são diferentes mas o imaginário dos povos já provou ser muito parecido.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação." O folclore é um conjunto de lendas e mitos que as pessoas passam de geração para geração.
O folclore é contado e recontado pela palavra popular e representa a sabedoria do povo. Ele inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas e trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, símbolos, receitas de comidas, medicina popular, danças, música instrumental e canções, inclusive as baladas e canções de ninar. Na área musical, são inúmeros e muito variados os ritmos e melodias desenvolvidos em nosso país. É o caso do frevo, do baião, do samba, do pagode, da música sertaneja... Há ainda as danças típicas das festas populares, como o bumba-meu-boi, o forró, a congada, a quadrilha e - é claro - o próprio carnaval, um verdadeiro símbolo de nosso país.
Muitas Lendas e Mitos deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
O Folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. É, portanto um folclore muito rico, isso sem contar as múltiplas manifestações resultantes da extensão do território brasileiro e das diversidades regionais.

Na Argentina, também como no Brasil, o folclore é riquíssimo, talvez o maior da América do Sul, ou do Mundo. São inúmeros os gêneros musicais e Danças que fazem parte do Folclore Argentino, tais como Candombe, Carnavellito, Chacarera, Doble Huella, Murga, Polca, Valsecito Criollo, entre muitos outros, como também o Tango, que em grande parte é derivado da Milonga, em sua origem, é também folclórico. Apesar de muitos desconhecerem, Carlos Gardel, o maior cantor conhecido argentino, apesar de cantar tangos, cantava música de gaúchos como huellas y triunfos.

Aqui no Rio, Américo Del Rio e Thaimy são uns dos maiores precursores do Folclores Argentino, onde promovem ou participam de eventos divulgando as Danças folcloricas oriundas da Argentina, especialmente a Chacareira, formando grupos e fazendo apresentações em varias festas e levando as sua técnica em classes e praticas promovidas em diversas Milongas.
Américo Del Rio - o Argentino mais carioca que conheço, é um grande incentivador e divulgador do Tango e de vários eventos Culturais , e tudo mais que diz respeito ao Movimento Tanguístico no Rio. Foi ele, um dos organizadores do I e II Rio Tango Festival, realizado respectivamente em 2005 e 2006, e já em grande trabalho de promoção para Novembro de 2007, do III Rio Tango Festival, cuja iniciativa e coragem de um grande batalhador, com poucos patrocínios e talvez, poucos colaboradores. Entre muitos outros feitos, promoveu junto com o Boletim Rio Tango, os dois Concursos de Tango Poesia, em 2003 e 2005, com grande participação e muito sucesso, resultando na publicação de duas Antologias. Américo também, promove e divulga mensalmente, um grande evento cultural do tango no Rio Antigo - Circuito Tango Integral, com apoio da Prefeitura, o site Rio Tango e Boletim Rio Tango. Em suma, falar de Américo, é falar de Cultura, de Tango, Folclore, Poesia, etc. Ele participa de tudo que se refere a esses Movimentos, sempre presente em todos os eventos, seja na Zona Sul ou Zona Norte, São Paulo ou cidades vizinhas, sempre com sua presença marcante ao lado de sua graciosa Thaimi, que juntos também prestam um serviço de grande divulgação no Rio Tango Fotolog , difundindo o Movimento Tango no Rio, com muita dedicação e trabalho .
Devemos reconhecer o valor desse grande Milongueiro, que abraçou com garra, paixão e muito trabalho a tarefa de ampliar os horizontes do Movimento Tangueiro e Cultural, não só no Rio , mas também em todo Brasil, organizando esse grande Festival que será realizado de 8 a 11 de Novembro do corrente ano. Palmas para ele e para Thaimi, essa linda e tão querida Dançarina, que formam uma "pareja" perfeita. Eu amo vocês!

Um beijo carinhoso.

Elza.



Postagens mais visitadas deste blog

Deixe o seu perfume no ar...

ANIVERSÁRIO DE BOB CUNHA

GINA - Celebra a Vida aos 92 Anos .