E AS PALAVRAS DITAS FORAM O MAIOR PRESENTE...

VIVÊNCIAS COM O TANGO
Elza Moreira
Feliz é aquele que consegue fazer alguém feliz! Entendo que muito mais feliz é aquele que com apenas um gesto, uma palavra, consegue acalmar o pranto, e consegue fazer rir alguém que perde um encanto e lhe devolve o sorriso perdido. Às vezes , uma palavra apenas, um incentivo, um elogio, é capaz de fazer grande um mundo de uma pessoa, ou devolver o chão para alguem que está no fundo do funil sem fim. Conseguir fazer alguém se sentir feliz, é um dom muito maior que reconhecer a própria felicidade. É uma das maiores alegrias da Vida!
Existe felicidade maior que devolver a alta estima de alguém?
Existe felicidade maior que saber que é o responsável pelo sorriso de alguém?
E é tão fácil... Basta uma palavra, um gesto, uma mensagem, um telefonema, uma música, uma dança, ou um tango, para o mundo de uma pessoa iluminar, ou para você se tornar o mundo dessa pessoa.
Ah! Bailar um Tango!
Que mulher não se sente acariciada ao ser convidada a bailar um tango? Basta olhar em seu semblante, quando na pista ela está toda radiante, nos braços de um dançarino a bailar.
E qual homem não sentirá, uma alegria contagiante em saber que bailando um tango com uma mulher a faz vibrar de emoção e contentamento, por estar em seus braços a caminhar?
E que em apenas alguns minutos, o tempo de uma” tanda“, consegue às nuvens levar e seus olhos fazer brilhar .É uma gloria, é um privilégio que alguns têm. E essa felicidade que ela demonstra pode ser recíproca. Então, por que tantos dançarinos insistem em privar-se de sentir esse gostinho dessa felicidade mútua? Por que alguns preferem ficar como enfeites, sentados, vendo bailarinas , tristes por não desfrutarem desse prazer intenso, que o Tango nos transmite?
Não existe nada que possa trazer mais encanto pela vida que um Tango, para as pessoas que o conhecem intimamente. No seu mundo mágico, só o prazer já é motivo de felicidade. É como viver uma Vida em apenas alguns minutos.
São estas experiências, essas vivências que nos fazem crescer. Entendo que, quanto mais os bailarinos trocarem de pares, melhor se tornará a sua dança. Pois é essa troca de experiências, é essa maneira de responder de uma forma diferente, que vai lhe transmitir uma sensação totalmente distinta. São essas vivencias que lhes darão mais confiança, mais maturidade e agilidade.
Com minhas vivências com o Tango, posso afirmar que o mesmo acontece com a mulher... A cada troca de par, cada bailarino, vai lhe transmitir um prazer diferente. Nada é igual. Até mesmo numa classe, onde aprendemos os mesmos passos... Cada um tem seu modo, seu estilo próprio, sua maneira de responder ao que se propõe. Não se pode comparar um com o outro...
E falando de uma das mais lindas vivências que tive, posso afirmar com certeza que é assim que funciona... Ao bailar um lindo tango com um grande Mestre, conseguimos nos dialogar, sem palavras, interpretando uma historia surpreendente. Com os pés riscando a pista, caminhando pelo salão, com a música penetrando todo nosso ser, nota por nota... E nós dois, pisando no compasso, no abraço, fomos contando a história, onde o duelo de movimentos fazia vibrar o coração... Viajamos na música até onde a imaginação e a emoção nos pode levar... E as palavras ditas foram o melhor presente.
Assim é o Tango... O Tango é como a Vida... Tem seus caminhos difíceis, “só para acompanhar no ritmo, por si só, já é muito difícil, imagina-se quando se vai além”...
Quando se consegue interpretar o Tango, viver o Tango, sem exibicionismo, os dois juntos, apenas no compasso, no ritmo, no abraço... É o maior prazer!
Mas no Tango, também existe obstáculos, dificuldades, limitações, medos e até desafios...
Tem também, sentimento e emoção, contentamento e sensação, amor e paixão, e muita energia e superação. Atravessa fronteiras e barreiras, fala língua extrangeira, apenas na concentração.
E além de tudo isso, o Tango tem Vida!
Dá alegria de Viver!
E faz bem ao coração!

Texto escrito por Elza Moreira