11 de Dezembro - Dia Mundial do Tango

Festeja-se o Dia Mundial do Tango em 11 de dezembro, em homenagem às datas de nascimento dos criadores de duas vertentes da dança: Carlos Gardel (11 de dezembro de 1890) e Júlio de Caro, diretor de orquestra (11 de dezembro de 1899).
Gardel foi o maior propagador do tango no mundo. Faleceu aos 45 anos em acidente de avião, junto com toda sua orquestra, mas deixou preparado o caminho para outros tangueiros.
Cantor de tangos argentino nascido em Toulouse, França, um mito da cultura popular argentina que adquiriu enorme popularidade especialmente na Europa, difundindo o tango argentino.Filho de um casal de imigrantes franceses, com apenas dois anos mudou-se com sua família para Buenos Aires, capital da Argentina. Iniciou a carreira artística ainda muito jovem, cantando sob o nome nome artístico de El Morocho nos cafés dos subúrbios de Buenos Aires. Cantou pela primeira vez um tango (1917) Mi noche triste, porque até à data o tango era apenas instrumental. Assim, começou a interpretar tangos em Buenos Aires e logo ganhou fama por sua maneira pessoal de cantar o ritmo. Não tinha formação musical, mas possuía um dom natural para o canto. Compôs muitos tangos famosos, como Mi Buenos Aires querido, Melodias de arrabal, Arrabal amargo e Volver. O seu método de composição consistia em assobiar ou cantar as melodias, conforme lhe iam surgindo na cabeça, acompanhando-se à guitarra. Vendeu extraordinárias quantidades de discos para a época e estrelou também vários filmes realizados nos primeiros anos do cinema sonoro, como Luces de Buenos Aires (1931), El tango en Broadway (1934) e El día que me quieras (1935). Morreu em um acidente de avião, em Medellín, Colômbia e este seu desaparecimento repentino, no auge da carreira, transformou-se num mito sem precedentes na Argentina. Foi enterrado no cemitério da Chacarita da capital portenha e a data do seu nascimento, 11 de Dezembro (1890), foi escolhida como o Dia Nacional do Tango.
Pesquisa Internet.
E para comemorar o Dia de Hoje - Jorge Paulo , um dos pioneiros do Tango no Rio, estará promovendo um grande Baile de Tango, a partir das 18 hs.

Postagens mais visitadas deste blog

Deixe o seu perfume no ar...

ANIVERSÁRIO DE BOB CUNHA

GINA - Celebra a Vida aos 92 Anos .