RIO TANGO FESTIVAL - 06/11 A 09/11/08

Foi realizado no Rio de Janeiro no periodo de 06 de 11.08 a 09.11.08 o IV Rio Tango Festival, com Bailes todos os dias, com shows variados, contando com a presença de dançarinos , milongueiros e cantores argentinos e brasileiros, e varios worksshops e aulas privadas. No dia 06.11- na tradicional centenária Confeitaria Colombo, sob os lustres e cristais belgas, aconteceu o primeiro Baile de Abertura do Festival e Comemoração do Aniversário da dançarina , coreografa , professora e promoter de tango Neuza Abbes que apresentou uma belissima coreografia de um tango classico juntamente com os seus parceiros Welligton e Vinicius. Outras apresentações brilhantes como o casal de milongueiros argentinos, Chiche e Marta, os dançarinos Francisco e Carolina, Alvaro Reys e Helena Fernandez, Javier Amaya e Patricia Amaya, Solange Dantas e Porf. Osvaldo , Thaimi e Guillermo. Contou com a presença do Consul Argentino, que veio prestigiar o acontecimento.
O segundo baile-show do Festival, foi realizado num belissimo salão portugues Casa das Beiras, com inúmeras apresentações, com tango floclore, tango nuevo, tango classico, tango canhiengue, tango milongueiro, mostrando as varias formas de se bailar o tango e , com cantores, bailarinos argentinos e brasileiros. Foi apresentado também , o samba de gafieira por Josenyr Silveira e Gabnriela.
No dia 07.11.08 foi realizado o 3º Baile Show do Rio Tango Festival NO RESTAURANTE AMARELINHO, NA CINELÂNDIA, EM PARCERIA COM MILONGA ESQUINA PORTEÑA, o espaço se tornou pequeno para comportar inumeras pessoas que foram prestigiar o Festival, com shows e apresentações de tango floclore, tango milonguero, tango de salão e tango nuevo, e cantores argentinos, sem faltar o nosso samba de gafieira.
O Encerramento do Rio Tango Festival, no dia 09.11.08, foi realizado na Galeria Gourmet, com um farto e delicioso jantar, com a apresentação de inumeros shows de tango: de São Paulo, os bailarinos Marcia Melo e Nelson, , os milongueiros argentinos Chiche e Marta, os dançarinos porteños Francisco e Carolina, Roberto e Graciela , representando os porteños milongueiros de salão de Bs.Aires,Guilhermo e Thaimi, Cia de Tango Estangostoso de Marcio Carreiro, Neuza Abbes e seus parceiros Welligton e Vinicius, Andre e Alice, Joelson e Alexia e o cantor argentino, e por ultimo a chacarreira de Americo e Thaimi, e Cecilia e Guilhermo.
O Tango é uma paixão que une vários corações. E para os que amam o Tango é essa paixão que faz essa arte ser um estilo de vida. Para sentir a emoção de ouvir e bailar o tango ao som de lindas canções, e presenciar essa paixão representada pela arte, é um regalo que enche nossa alma de magia e encantamento. E foi assim que sentimos nestes quatro dias de Tango, fomos acariados com a presença do Tango em nossa cidade do Rio de Janeiro.
Momentos de Tango parabeniza o organizador do Rio Tango Festival, Américo Del Rio, pela sua coragem e ousadia em organizar mais um Festival , mesmo sem contar com o apoio de muitos do Tango , sem incentivos, sem patrocinios, ele conseguiu , juntamente com sua equipe , realizar 4 Grandes Bailes seguidos, com atrações internacionais, com excelentes shows , bailes esses , todos muito bem cocorridos com pessoas animadas que se divertiram muitissimo, com excelente musicalidade. A comunidade tangueira , que acreditou e prestigiou os Eventos do Festival, teve a oportunidade de presenciar belissimos shows com bailarinos do Rio, São Paulo e atrações internacionais e ,divertir muito nos grandes bailes em locais diferentes, com pessoas que vieram participar do acontecimento, pessoas diferentes. Foi uma GRANDE REALIZAÇÃO, mas poderia ter sido muito maior, talvez nem fosse melhor, mas Maior sim, se tivesse apoio de todos , se as pessoas olhassem mais para o Tango , se houvesse mais união e menos concorrencia, ou inimizades, ou interesses comerciais. Acho que se não podem realizar um evento maior, ou se não gostam deste ou daquele organizador, isso deveria ser relevado, em nome do Tango, pelo crescimento e divulgação do Tango no Rio, deveria haver mais união. Esse Festival acontece há 4 ANOS, SEMPRE no mes de Novembro e foi anunciado desde o inicio do ano , todos tomaram conhecimento deste Festival. Quando alguem tem a coragem de ousar e organizar um evento deste porte, um evento grande , pois organizar eventos pequenos qualquer um é capaz, mas coragem para organizar um grande Baile com atração, num grande clube, ou algum evento diferente que proporcione uma oportunidade de REUNIR TODOS DO TANGO, devemos não só aplaudir , mas apoiar, mesmo sem a nossa presença, devemo dar o apoio. Só ASSIM o Tango no Rio poderá crescer. Se o jogo da vaidade, concorrencia, ou mesmo interesses comerciais for maior que o amor ao tango, o movimento poderá naufragar num mar seco. No tango não deveria haver inimizades, deveria sim , haver solidariedade. Mesmo que alguem não goste deste ou daquele organizador, isso deveria ser deixado de lado , por uma causa maior: o crescimento do Tango.
Parabéns Américo e sua equipe que tão bem souberam organizar os bailes do Festival. Foram quatro dias de diversão certa. Momentos de Tango agradece a sua divulgação do Portal Momentos de Tango no Festival, quando solicitou aos presentes que visitassem esse Portal, onde mantiamos uma Programação completa dos Eventos de Tango. Seria muito bom se todos os organizadores de Milongas também divulgassem esse Portal, já que aqui mantemos uma agenda de bailes que é atualizada quase que diariamente, por ordem de eventos, unica página na web que mantem essa programação, pois se divulgarem Momentos de Tango, mais pessoas também verão as divulgações de seus eventos.
Elza Moreira
Momentos de Tango
Clique nas imagensa abaixo para ver as fotos no Picasa dos Bailes do Festival
RIO TANGO FESTIVAL- Galeria Gourmet - Barra - Encerramento do Festival -Dia 09.11.08






Photobucket

Comentários

Cecilia Zalazar disse…
Obrigada Elza,pelo carinho com que recebe a todos nós do Tango e ao público em geral. Tanto se fala nos bailes que o Tango está acabando, mas isto não é verdade, pois cada vez há mais procura pelo Tango de salão, com diversos professores hoje em dia que se atualizam, buscam recursos aqui com os grandes profissionais nacionais, e também indo a Buenos Aires para se reciclarem pelo menos uma vez por ano. Afora isso, graças à Internet temos acesso a uma gama fantástica de professores e shows que acontecem no mundo inteiro.
Todos os profissionais do Tango que levantam a bandeira da união, deveriam em nome desta mesma bandeira estar juntos neste momento tão importante. É uma pena esta desunião, pois todos os profissionais que tem vindo para o Festival de Tango, são renomados lá! Eles tem uma responsabilidade tão grande com seus nomes pois, são pessoas que além de terem suas academias, pertencem ao quadro da Escuela de Tango Argentino, e Associaciones de Tango, o que não é tão simples assim fazer parte delas, e ter o respeito
profissional destas instituições!
É o momento de se fazer uma reflexão, e pensar realmente o que o Tango significa para todos nós. Pos não esqueçamos que o mais importante no Tango é o abraço, um movimento que está fazendo muita falta entre tantos. Sou grata a todos as pessoas e pessoas que conheço e conheci nos momentos que tive e tenho através do Tango. Cada um de nós faz a diferença para que que o 2X4 possa ser divulgado. Espero que a integração entre o abraço pessoal e a nossa musicalidade interior possa ser cada vez maior.
Um beijo grande para você e a todos os amantes e profissionais do Tango.
Cecilia Zalazar
Anônimo disse…
Realmente estou com a Cecilia e não abro, porém, nada disse do festival que é o tema.
Estimada Elza quero o DVD do RIOFESTIVAL como faço?
beijo e boas festas tangueira fiel
Liminha/Copacabana
Anônimo disse…
Sinto que a inveja é uma M.....
trabalhem e deixem de malhar os outros.
Adorei o festival de rio e espero o próximo.
Gostaria de deixar meu beijo a Elza .
Marina do rest/arco iris na Lapa.

Postagens mais visitadas deste blog

Deixe o seu perfume no ar...

ANIVERSÁRIO DE BOB CUNHA

GINA - Celebra a Vida aos 92 Anos .